Canal Top Drive
  • Início
  • Avaliações e Vídeos
  • Notícias
  • Instagram
  • Contato
  • Início
  • Avaliações e Vídeos
  • Notícias
  • Instagram
  • Contato
Search by typing & pressing enter

YOUR CART

20/7/2016 0 Comentários

Vamos analisar o segmento de sedans médios no Brasil?

Vamos analisar o segmento de sedans médios no Brasil?
Há pouco tempo atrás, era quase que obrigatório que o motor de um sedan médio seria algo em torno de um 2.0 aspirado de 150 cavalos. O 0-100 também era bastante previsível, sempre na casa dos 10 segundos. Claro que esses números mudariam de modelo para modelo, mas na essência era isso.
Ou seja, aquele cara que tinha mais de 80 mil reais pra gastar teria que escolher entre ter um carro espaçoso para família ou ter desempenho (a não ser que escolhesse um Jetta Highline). Porém, vejamos o que aconteceu com cada um dos modelos do segmento.
O Jetta tinha duas versões: a Comfortline com o motor 2.0 120 cavalos, e a Highline com motor 2.0 TSi. Esta última sempre foi um caso a parte, por isso vamos focar no aspirado. Este, por sua vez, oferecia tanta diversão ao volante quanto um Santana, com seu absurdo 0-100 de mais de 12 segundos.
O Corolla passou de um motor 1.8 de 137 cavalos para um 2.0 de 154. Além disso, de um câmbio manco de 4 marchas para um de 7, o que fez com que seu 0-100 ficasse em torno de 9,4 segundos.
​O Cruze e seu motor 1.8 de 140 cavalos impressionaram a todos: como um carro que era para ser decente conseguia consumir tanta gasolina e ter um desempenho tão abaixo do esperado?
O Civic até o momento vem sido oferecido com duas motorizações: uma 1.8 de 140 cavalos para competir com o Corolla GLI, ambos com câmbio manual de 6 marchas; outra com câmbio automático de 5 marchas e motor 2.0 de 153 cavalos.
E agora, para os que ainda tem dúvidas sobre o downsizing:
- Sai motor aspirado do Jetta Comfortline e entra 1.4TSI, que faz o carro acelerar de 0-100 em 9,1 segundos.
- Corolla continua na mesma, mas nossa aposta é que sofrerá muito com as mudanças de seus concorrentes nos próximos meses.
- GM finalmente entende que mandou mal com o Cruze e nos entrega um carro completamente novo, com motor 1.4 turbo de 153 cavalos, 0-100 de 8,8 segundos. A única coisa mantida do antecessor foi o nome. 
- Honda decide virar líder do segmento de uma vez por todas, fazendo um Civic novo que anda mais que Si antigo. Motor 1.5 turbo, mais de 170 cavalos, design ousado e futurístico.
Visto isso, não restam dúvidas de que o downsizing é a tendência do futuro. Os motores aspirados dão espaço aos turbinados, mais potentes e mais econômicos. O desempenho deixou de ser pré-requisito somente de carros esportivos, e o bom consumo deixou de ser necessário somente em compactos de entrada. Essas novas tecnologias, aliadas a uma inflação e desordem econômica no país geram, evidentemente, aumento dos preços.
0 Comentários



Enviar uma resposta.

    Reportagens

    Matheus Dias, Entusiasta
    @matzera
    Rodrigo Viegas, Jornalista

    @rodriviegas

    Top Drive

    Victor Picolli
    ​
    contato@canaltopdrive.com.br
    Ricardo Gastal Soruco
    ​contato@canaltopdrive.com.br
    ​

    Categorias

    Todos Audi BMW Brasil Chevrolet Citroen Compacto Eletricos Evento Facelift Fiat Ford Hatch Honda Nissan Premium Renault SAV Sedã Sedan SUV Turbo Volkswagen

Localização

O que dizem os nossos assinantes:

" Muito boa a avaliação, parabéns!! Vou obter esse carro. Disse tudo que eu queria saber e tirou todas as dúvidas! Um abraço."
​
" Este foi, sem dúvida, o vídeo mais técnico, sensato e explicativo que assisti sobre o (...). Parabéns pelo trabalho, acabou de ganhar um novo inscrito!"

Nossas redes sociais

    Inscreva-se hoje!

Feito!